2017 | Curso de Capacitação em Saúde Mental Comunitária

O Curso de Capacitação em Saúde Mental Comunitária, é um projeto desenvolvido pela FNERDM em parceria com as Associadas A Farpa, AEIPS, ARIA, CHPL, GAC e MetAlentejo, e é cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2017.

Tem como objetivo principal dar formação e promover a capacitação de dirigentes e responsáveis associativos na área específica da Saúde Mental Comunitária, dotando-os de competências de liderança colaborativa, para que futuramente possam aplicar nas instituições que dirigem e desenvolvem trabalho, e assim melhorar a qualidade dos seus serviços. No âmbito dos seus objetivos, o Curso pretende ser um contributo para: capacitar os líderes associativos, para consolidar conhecimentos e melhorar a capacidade de intervenção das associações que prestam serviços para pessoas com doença mental.

Desenvolver-se-à em duas ações, com temáticas diferente. A primeira ação decorrerá em setembro de 2017, com o tema “Planeamento e Implementação de Projetos“. A segunda ação decorrerá em novembro, com o tema “Sustentabilidade e Práticas atuais nas organizações do 3.º sector“.


INFORMAÇÃO

Decorrerá nos próximos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2017, o Curso de Capacitação em Saúde Mental Comunitária, com a temática “Planeamento e Implementação de Projetos”.

Destinatários | O Curso destina-se a dirigentes e a responsáveis associativos que desenvolvem a sua prática profissional no âmbito da Saúde Mental.

Datas e local | O Curso realizar-se-à nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2017, na Sala A5, no 1.º andar, no Fórum Picoas, sito Avenida Fontes Pereira de Melo, 38C, 1069-300 Lisboa.

Duração e horário* | O Curso tem uma carga horária total de 18 horas presenciais. Decorrerá ao longo de três dias, nos seguintes horários:

– Dia 20 de setembro: 10:00h – 17:00h;
– Dia 21 de setembro: 10:00h – 17:00h;
– Dia 22 de setembro: 10:00h – 17:00h.

*A FNERDM reserva-se o direito de alterar a calendarização do Curso, por qualquer razão que justifique o mesmo. Esta alteração será sempre comunicada antecipadamente a todos os participantes inscritos.

Programa* e formadores | O Curso, de caráter teórico e prático, desenvolver-se-à ao longo de três dias, no âmbito da temática de Planeamento e Implementação de Projetos, com o seguinte conteúdo programático:

– Planeamento: Conceito e evolução;
– Os diferentes tipos de planeamento;
– Ciclo de projeto – conceitos base e as suas variantes;
– Metodologias de Planeamento (abordagens mainstream na atualidade);
Project Cycle Management e Modelos Lógicos – abordagens diferentes mas complementares;
– A Matriz de Enquadramento Lógico enquanto instrumento de análise à lógica das intervenções;
– Gestão de Projetos – lógica, ferramentas e instrumentos;
– Avaliação de Projetos – construção de um plano de avaliação;
– As novas TIC no suporte de processos de Planeamento e Gestão de Projetos.

A formação será assegurada pelo Dr. Paulo Teixeira e Dr. Pedro Antunes, da Logframe.

*O programa poderá sofrer alterações consoante a evolução de toda a logística do Curso.

Metodologia | Este é um Curso de carácter teórico-prático, no qual os conteúdos teóricos abordados serão complementados, com a realização de exercícios e dinâmicas práticas.

Serão entregues a todos os formandos pastas de trabalho, com materiais diversos de apoio à formação. Toda a documentação com os conteúdos de cada sessão formativa será disponibilizada pelos formadores, compilada em formato digital (CD ou Pen Drive) e entregue aos formandos.

Vagas | Estão disponíveis 16 vagas. Qualquer desistência por parte dos formandos cuja inscrição foi confirmada deve ser comunicada à FNERDM através do endereço de correio eletrónico geral@fnerdm.pt.

A FNERDM reserva-se o direito de decidir a inclusão de outro candidato no grupo de trabalho.

Inscrição | A inscrição para o Curso é obrigatória, e realiza-se entre 14 de agosto e 11 de setembro de 2017, através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível em: https://goo.gl/forms/KBv0LWsY3Jrs87Af2

– A inscrição é gratuita para as Entidades Parceiras do projeto e tem um custo de 15€ para Associadas da FNERDM  e de 30€ para não Associados e/ou outros.
– A inscrição é válida para todos os dias do Curso, pelo que os interessados deverão garantir a sua disponibilidade para estar presentes nos dias da formação.
– Após preenchimento do formulário de inscrição, a FNERDM confirmará a inscrição através de email, até ao dia 13 de setembro.
– O pagamento da formação é feito após a confirmação da inscrição por parte da FNERDM, e deve ser realizado por transferência bancária para o NIB: 0035 0001 0001 5878 9302 1.
– As inscrições recebidas que não forem contempladas devido ao número de vagas disponível ficarão em lista de espera e com prioridade em futuras edições.

Seleção de candidaturas | De acordo com os objetivos do Curso, e uma vez que tem um número limitado de vagas, a seleção dos formandos obedecerá a critérios de admissão mediante a responsabilidade dos elementos dentro das Instituições onde desempenham funções. Será dada prioridade aos candidatos que desempenham cargos de dirigentes, diretores técnicos ou coordenadores de Associações da área da Saúde Mental.
Tal não invalida que seja realizada a inscrição de outros técnicos que exerçam funções na área da Saúde Mental.
– No sentido de garantir a participação de profissionais de várias Instituições e/ou Entidades, apenas se admitirão até 2 (dois) profissionais do mesmo serviço/ Instituição.
– Pelos motivos expostos, a confirmação da inscrição apenas será realizada findo o período de inscrições (11 de setembro de 2017).

Certificado da formação | Os formandos receberão um certificado de frequência no Curso, desde que frequentem pelo menos 85% do total da duração da ação.

Apoio à deslocação | A FNERDM apoiará a deslocação dos participantes, em transporte público, mediante a apresentação de fatura/recibo em nome de FNERDM e com o NIF 503 997 463, desde que devidamente acordados os valores.

Apoio ao alojamento | A FNERDM apoiará o alojamento de participantes que residam fora da zona de Lisboa, (e.g. zona Norte e zona Sul), em 2 noites, mediante a apresentação de fatura/recibo em nome de FNERDM e com o NIF 503 997 463. Para garantir o apoio, todos os valores deverão ser previamente acordados.

Alimentação | Será disponibilizado serviço de Coffee-break nos dias da formação.

 

 

Pode consultar o Regulamento em formato PDF aqui: Regulamento 

Para mais informações contacte: geral@fnerdm.pt