O Projeto rI(Age) IV, decorrido entre 15/03/2016 e 31/12/2016, foi um projeto desenvolvido pela FNERDM, em parceria com as suas Associadas AEIPS, ASMAL, ARIA, CHPL, GAC, GIRA e Oportunidades APPASM, no âmbito do Programa de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. 2016.

Foi um projeto na área da Saúde Mental, com abrangência nacional, cujo principal objetivo foi contribuir para a inclusão social de pessoas com doença mental, através da dinamização de diversas iniciativas que pretendiam promover a capacitação e melhoria das competências pessoais e sociais, a autodeterminação, o crescimento pessoal, o envolvimento da pessoa através da sua participação ativa, cultural, saúde física e o foco na comunidade como o fator chave para a inclusão.

 

O projeto envolveu as seguintes ações:

  • Dinamização da página oficial do projeto no Facebook e site da FNERDM
    Divulgação de iniciativas, campanhas e informações diversas e disponibilização de recursos, sobre a área da Saúde Mental.
    Nesta ação estiveram envolvidas 1489 pessoas (seguidores da página do projeto).
    – Pode consultar alguns recursos (e.g. livros) disponíveis para consulta e requisição, no link: http://www.fnerdm.pt/biblioteca/
    – Pode consultar a página oficial do projeto em: https://www.facebook.com/RI-Age-371386349651083/ 
  • Concurso de Prosa: “Histórias de Integração Comunitária”

Concurso que desafiou a comunidade a apresentar histórias ou relatos, em forma de prosa, de processos e percursos de integração na comunidade, com o objetivo de contribuir para a valorização e divulgação de uma imagem positiva das pessoas com experiência de doença mental.  A ação terminou com o lançamento público, a 12 de dezembro de 206, do Livro “Histórias de Integração Comunitária”, no Museu da Cidade– Palácio Pimenta, em Lisboa, que integra todas as histórias apresentadas no concurso, e é de distribuição gratuita.

Nesta ação estiveram envolvidas 362 pessoas.
Livro-“Histórias de Integração Comunitária”
Fotografias da ação

 

  • 4.ª Caminhada pela Saúde Mental

A ação decorreu a 15 de outubro de 2016, em Lisboa, e teve como objetivo a participação ativa da comunidade em ações de combate ao estigma e exclusão social, promovendo a aproximação e interação entre vários intervenientes: pessoas com doença mental, suas famílias e profissionais de serviços, e a comunidade em geral.
Participaram na Caminhada 531 pessoas.

 

O evento contou com apoios de: Câmara Municipal de Lisboa, Porto de Lisboa, Gravymedal, EGEAC, Empresa Águas do Vimeiro, EPAL-Grupo de Águas de Portugal, ANA Aeroportos, Nestlé Portugal e Visão Vertical.
Vídeo com vista aérea da Caminhada
Fotografias do evento

 

  • Encontro de Reflexão e Avaliação: “Saúde Mental Comunitária: Presente e Futuro”

Reflexão e o balanço conjunto (entre profissionais, familiares, pessoas com doença mental e comunidade em geral), acerca das várias atividades do projeto rI(Age) IV, divulgando os principais resultados alcançados até à data da ação; Debate e comunicações acerca de exemplos de boas práticas atuais na intervenção em Saúde Mental Comunitária.
O Encontro decorreu a 21 de novembro de 2016, no Auditório do CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa, e contou com a presença de 104 pessoas. Consultar programa do Encontro

– Ata do Encontro 
– Apresentações dos diferentes Painéis: 1) GEOfundos, Oportunidades de Financiamento para a Economia Social Portuguesa, 2) O financiamento colaborativo ao serviço das organizações de solidariedade social- PPL Crowdfunding Portugal, 3) Health Parliament Portugal.
– Poster’s dos projetos e intervenções em Saúde Mental: 1) “Relato prático sobre o Projeto Mulher, Filha & Mãe”, 2) “Suporte Individualizado: Um Exemplo de Integração Sócio-Profissional”, 3) “Apoio Domiciliário no Âmbito da Saúde Mental”, 4) “Intervenção Psicomotora em Saúde Mental” e 5) “Pro-Actus – Acessibilidade à Saúde Mental Comunitária”.
Fotografias do evento

 

Para consultar mais informações (e.g. documentos, fotografias) visite a página de Facebook do projeto: https://www.facebook.com/RI-Age-371386349651083/