PROJETO CAPACITAR PARA A INCLUSÃO EM SAÚDE MENTAL – O papel dos Agentes Sociais, Utentes e Familiares
decorrido entre 01/01/2023 e 31/12/2023, foi um projeto de abrangência nacional, desenvolvido pela FNERDM em parceria com as suas Associadas AEIPS, CHPL, CVP, METALENTEJO e PERSONA, e cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2023.
Este projeto consistiu no desenvolvimento de um conjunto de ações de capacitação pretendendo a disseminação de conhecimento sobre o processo, fatores e facilitadores de recovery, assim como, uma perspetiva de autorrepresentação, autodeterminação e envolvimento comunitário das pessoas com experiência de doença mental (PEDM).
Teve como principal objetivo ser um contributo à integração e exercício dos direitos das PEDM na comunidade, no sentido de atenuar dinâmicas discriminatórias, contribuindo para que vivam em pleno direito/igualdade de oportunidades.
Para alcançar este objetivo foram realizadas 5 ações de capacitação em Saúde Mental:
- 3 sessões de formação para técnicos de instituições do 3.º sector na área da saúde mental comunitária e utentes – participaram nesta iniciativa 32 utentes e 28 profissionais, pertencentes a 14 instituições, com atuação em 7 distritos nacionais.
- 1 sessão de capacitação com utentes – participaram nesta iniciativa 91 utentes, de 16 distritos nacionais.
- 1 sessão de capacitação com familiares de utentes – participaram nesta iniciativa 80 familiares, de 17 distritos nacionais.
As ações de sensibilização/formações, em formato online, com apoio de plataforma Teams.
♦ No total participaram nas ações de capacitação para a inclusão em Saúde Mental 231 pessoas.