TODOS podemos fazer muito, começando pela forma como falamos e agimos. Rótulos e atitudes discriminatórias em nada contribuem para integrar as pessoas com doença mental.
A falta de informação sobre a doença mental leva a sentimentos de incompreensão, alvo de discriminação e falta de empatia.
Na FNERDM acreditamos que é necessário fazer com que as pessoas possam ter um contacto mais próximo com a realidade que estamos a tentar mudar, daí ser essencial passar INFORMAÇÃO ADEQUADA e EXEMPLOS POSITIVOS.
PARTILHA INFORMAÇÃO
Ter um problema de saúde mental é um episódio mais comum do que se pensa, uma em quatro pessoas experiencia um problema de saúde mental a dada altura da sua vida. É impossível continuar a tratar a saúde mental como um tabu na vida quotidiana e como uma área menor das políticas de saúde.
A forma como a sociedade reage à doença mental impede as pessoas de procurarem ajuda, atrasa o tratamento e prejudica a recuperação.
Muitas pessoas não procuram apoio devido ao estigma que esperam enfrentar e ao autoestigma de se sentirem um fardo. Ninguém se deve sentir envergonhado ou constrangido de dizer a alguém que tem problemas de saúde mental.
Conheça os factos e use o seu conhecimento para ensinar outras pessoas e ajudar aqueles que possam estar a passar por um problema de saúde mental.
Fale abertamente e partilhe informação sobre saúde mental. A atitude de cada um pode fazer a diferença!
PARTICIPA EM INICIATIVAS
Participa ativamente neste processo de mudança marcando presença e promovendo as múltiplas iniciativas ligadas à saúde mental que visam sensibilizar a população portuguesa para a problemática da saúde mental.
Junta-te a estes movimentos e ajuda-nos a contribuir para uma mudança de representações e atitudes face à doença mental.
DÁ O TEU TESTEMUNHO
A partilha de experiências de discriminação, mas sobretudo de recuperação pessoal e participação social permite a cada um de nós compreender melhor os desafios enfrentados pelas pessoas com experiência de doença mental.
Um testemunho pode ser uma ferramenta vital para ajudar outros a superar o estigma que enfrentam e uma forma de retribuir à sociedade, educando a comunidade sobre saúde mental e discriminação.
Partilhar a sua história pode também ajudar outras pessoas a perceber que a doença mental é mais comum do que consideravam.
FAZ VOLUNTARIADO
Pontualmente poderemos precisar de ti. Toda a ajuda é bem-vinda quando queremos desenvolver iniciativas bem-sucedidas e fazê-las crescer.
Mostra-nos a tua disponibilidade para colaborar nas nossas iniciativas.
PROPÕE-NOS PARCERIAS
Não hesites em propor-nos parcerias que visem gerar sinergias positivas.