2017 | Projeto rI(Age) V

O rI(Age) V decorrido entre 01/06/2017 e 31/12/2017, foi um projeto desenvolvido pela FNERDM, em parceria com as suas Associadas A FARPA, AEIPS, ARIA, ASMAL, CHPL, GAC, GIRA e MetAlentejo. Este projeto deu continuidade ao projeto rI(Age) implementado nos anos 2013, 2014 2015 e 2016, e foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., 2017.

Foi um projeto na área da Saúde Mental, com abrangência nacional, cujo principal objetivo foi contribuir para a inclusão social de pessoas com doença mental, através da dinamização de diversas iniciativas que pretendiam promover a capacitação e melhoria das competências pessoais e sociais, a autodeterminação, o crescimento pessoal, o envolvimento da pessoa através da sua participação ativa, cultural, saúde física e o foco na comunidade como o fator chave para a inclusão.

 

O projeto envolveu as seguintes ações:

  • Dinamização da página oficial do projeto no Facebook e site da FNERDM
    Divulgação de iniciativas, campanhas e informações diversas e disponibilização de recursos, sobre a área da Saúde Mental.
    Nesta ação estiveram envolvidas 1669 pessoas (seguidores da página do projeto).
    – Pode consultar alguns recursos (e.g. livros) disponíveis para consulta e requisição, no link: http://www.fnerdm.pt/biblioteca/
    – Pode consultar a página oficial do projeto em: https://www.facebook.com/RI-Age-371386349651083/ 

 

  • Concurso de Pensamentos: “Vamos pensar a Inclusão na Doença Mental”

O Concurso teve objetivo contribuir para a reflexão, valorização e divulgação de uma imagem positiva das pessoas com experiência de doença mental, desafiando a comunidade a apresentar uma frase que transmitisse um pensamento e/ou reflexão, devendo transmitir duas questões:

  • O que cada um  pode fazer pelo seu processo de inclusão e/ou
  • Como cada um poderá contribuir para a inclusão social das pessoas com doença mental.

A ação culminou com a publicação de blocos de notas com a inserção na capa das 20 frases mais votadas, cuja distribuição é gratuita e disponível a todos, e com a organização de uma Exposição de telas, sob o tema “Vamos pensar a Inclusão na Doença Mental”, que integra as 20 frases mais votadas no concurso.

Nesta ação estiveram envolvidas 1642 pessoas.
– Pode consultar as participações a concurso na a página oficial do projeto em: https://www.facebook.com/pg/RI-Age-371386349651083/photos/?tab=album&album_id=1344652138991161 

 

  • 5.ª Caminhada pela Saúde Mental


A ação decorreu a 21 de outubro de 2017, no Parque das Nações, em Lisboa, e teve como objetivo a participação ativa da comunidade em ações de combate ao estigma e exclusão social, promovendo a aproximação e interação entre vários intervenientes: pessoas com doença mental, suas famílias e profissionais de serviços, e a comunidade em geral.

Participaram na Caminhada 492 pessoas.

O evento contou com apoios de: Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia do Parque das Nações, Gravymedal, EGEAC, Empresa Águas do Vimeiro, Fundação PT, Porto de Lisboa, Metropolitano de Lisboa e Visão Vertical.
Vídeo com vista aérea da Caminhada
Fotografias do evento

 

  • Encontro de Reflexão e Avaliação: “Determinantes Sociais para a Promoção da Saúde Mental”


Reflexão e o balanço conjunto (entre profissionais, familiares, pessoas com doença mental e comunidade em geral), acerca das várias atividades do projeto rI(Age) V, divulgando os principais resultados alcançados até à data da ação, debate e comunicações acerca dos “Determinantes Sociais para a Promoção da Saúde Mental”, entre estes, o Emprego, a Habitação e a Saúde, e ainda, a dinamização de uma Mesa Redonda – “FAQ’s” sobre Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados – As respostas de Saúde Mental, que pretendeu ser um momento de reflexão conjunta com perguntas e respostas sobre os desafios da implementação das respostas de saúde mental, na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Consultar programa do Encontro

O Encontro decorreu a 24 de novembro de 2017, na Sala Nobre do Palácio Baldaya, e contou com a presença de 85 pessoas.

Debate e comunicações acerca dos “Determinantes Sociais para a Promoção da Saúde Mental”: IEFP – Apoios à inserção de pessoas com doença mentalRUMO – FORMAR E CR, Apresentação MAVI, Casas Primeiro – AEIPS.

– Fotografias do evento

 

Para consultar mais informações (e.g. documentos, fotografias) visite a página de Facebook do projeto: https://www.facebook.com/RI-Age-371386349651083/