2018 | Curso de Qualificação e Inclusão em Saúde Mental Comunitária

Curso de Capacitação em Saúde Mental Comunitária, decorrido entre 15/01/2018 e 31/12/2018, foi um projeto desenvolvido pela FNERDM em parceria com as suas Associadas A Farpa, AEIPS, ARIA, CHPL, CVP, GAC, MetAlentejo e Persona, e foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2018.

O Curso destinou-se a dirigentes e técnicos associativos de instituições do 3.º setor na área da Saúde Mental Comunitária, familiares e utentes com experiência em doença mental. Este projeto teve como principal objetivo aumentar o nível de conhecimentos relacionamentos com as temáticas a Empregabilidade em Saúde Mental, no sentido de promover a inclusão e integração das pessoas com DM e/ou outras incapacidades no mercado de trabalho.  

O projeto compreendeu o desenvolvimento e implementação de duas ações de formação, ambas no âmbito da Empregabilidade e Qualificação em Saúde Mental, com vista à experiência, ocupação profissional e/ao emprego das pessoas com experiência em doença mental, embora com temáticas diferentes:

  • Curso de Qualificação e Inclusão em Saúde Mental Comunitária  – “Abordagens à Empregabilidade em Saúde Mental

 

 

Decorreu nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2018, e contou com a participação de 15 formandos. Foi um curso de caráter teórico-prático, com carga total de 18 horas presenciais, desenvolvido no âmbito de quatro sessões formativas teórico-práticas e a realização de exercícios e dinâmicas práticas.

 

Esta ação de formação apresentou o seguinte currículo formativo:

Medidas de Formação;
Medidas de Emprego;
Promoção do Empowerment e Recovery;
Grupos de Ajuda Mútua e Auto-representação;
Promoção dos Direitos Humanos.

– Fotografias da ação

 

  • Curso de Qualificação e Inclusão em Saúde Mental Comunitária  – “Instrumentos Técnicos de Promoção da Empregabilidade

 

Decorreu nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2018, e contou com a participação de 16 formandos. Foi um curso de caráter teórico-prático, com carga total de 18 horas presenciais, desenvolvido no âmbito de quatro sessões formativas teórico-práticas e a realização de exercícios e dinâmicas práticas.

 

Esta ação de formação apresentou o seguinte currículo formativo:

Trabalho de Equipa;
Gestão de Conflitos;
Comunicação em Rede;
Projetos de Emprego;
Redes de Empregabilidade.

Fotografias da ação