2015 | rI(Age) III

O Projeto rI(Age) III decorreu entre 01/09/2015 e 31/12/2015, e foi desenvolvido e implementado pela FNERDM em parceria com as suas Associadas AEIPS, ARIA, ASMAL, CHPL, GAC, GIRA e Oportunidades APPASM. O projeto foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. 2015.

O projeto deu continuidade a algumas atividades do projeto rI(Age), iniciado em 2013, tendo como objetivo a promoção da inclusão social e o empreendedorismo das pessoas com doença mental, integrando-as na organização e dinamização das atividades que foram propostas, promovendo não só o seu empowerment como também o sentimento de pertença à comunidade. Procurou transmitir uma imagem positiva, participativa e integrada das pessoas com doença mental, com envolvimento da comunidade.

O projeto envolveu as seguintes ações:

  • Dinamização da página oficial do projeto no Facebook e site da FNERDM
    Divulgação de iniciativas, campanhas e informações diversas e disponibilização de recursos, sobre a área da Saúde Mental.
    Nesta ação estiveram envolvidas 1333 pessoas (seguidores da página do projeto).
    – Pode consultar a página oficial do projeto em: https://www.facebook.com/RI-Age-371386349651083/

 

  • Concurso de Ilustrações: “Saúde Mental Ilustrada- Uma forma de inclusão”
    Concurso que desafiou a comunidade a apresentar exemplos de inclusão social, através da criação de imagem ou imagens originais, expressivas e/ou simbólicas. Esta ação teve como principal objetivo a divulgação de uma imagem positiva das pessoas com experiência de doença mental. Obtiveram-se 53 ilustrações originais.
    Nesta ação estiveram envolvidas 938 pessoas.
    Ilustrações do concurso

 

  • Encontro de Reflexão e Avaliação: “Programas e Práticas Comunitárias Transformativas em Portugal”
    O Encontro decorreu a 27 de novembro de 2015, no Auditório do CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa, e contou com a presença de 64 participantes.
    O evento promoveu a reflexão e o balanço conjunto (entre profissionais, familiares, pessoas com doença mental e comunidade em geral), acerca das várias atividades do projeto rI(Age) III, divulgando os principais resultados alcançados até à data da ação. Para além disso, foram também apresentados alguns exemplos de boas práticas de projetos na comunidade, que promovem a integração e a inclusão da pessoa com doença mental.
    Fotografias do evento 

 

Para consultar mais informações (e.g. documentos, fotografias) visite a página de Facebook do projeto: https://www.facebook.com/RI-Age-371386349651083/