2014 | rI(Age) 2014

O projeto rI(Age) 2014, decorreu de 01/05/2014 a 31/12/2014, e foi desenvolvido e implementado pela FNERDM em parceria com as suas Associadas AEIPS, ASMAL, ARIA, CHPL, GAC, GIRA e Oportunidades APPASM. Este foi um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. 2014.

O projeto (de continuidade do projeto desenvolvido no ano 2013) teve como principal objetivo contribuir para a inclusão social de pessoas com problemas de saúde mental,através da realização de atividades que promovam a capacitação e melhoria das competências pessoais e sociais, nomeadamente a autodeterminação, o seu potencial de crescimento e desenvolvimento de capacidades, o envolvimento da pessoa através da sua participação ativa e o foco na comunidade, como fator chave de inclusão.

Contou com a dinamização das seguintes ações:

  • Dinamização da página oficial do projeto no Facebook e site da FNERDM
    Divulgação de iniciativas, campanhas e informações diversas e disponibilização de recursos, sobre a área da Saúde Mental.
    Nesta ação estiveram envolvidas 1045 pessoas (seguidores da página do projeto).
    – Pode consultar a página oficial do projeto em: https://www.facebook.com/RI-Age-371386349651083/ 
  • Concurso de Vídeos: “Testemunhos de Inclusão Social”
    Concurso que desafiou a comunidade a apresentar testemunhos de inclusão social, em formato de vídeos (image voice) originais. Esta ação teve como principal objetivo a divulgação de uma imagem positiva das pessoas com experiência de doença mental. Obtiveram-se 15 vídeos de testemunhos.
    Envolveram-se na ação 617 pessoas.
    – Vídeos de testemunhos de inclusão social

  • Caminhada pela Saúde Mental – 2.ª edição
    A ação decorreu a 19 de outubro de 2014, em Lisboa e em Faro, e teve como objetivo a participação ativa da comunidade em ações de combate ao estigma e exclusão social, promovendo a aproximação e interação entre vários intervenientes: pessoas com doença mental, suas famílias e profissionais de serviços, e a comunidade em geral.
    Participaram nas Caminhadas 673 pessoas.
    O evento contou com apoios de: Câmara Municipal de Lisboa, Porto de Lisboa, Gravymedal, Empresa Águas do Vimeiro, EPAL-Grupo de Águas de Portugal, Metropolitano de Lisboa, Turismo de Lisboa, Delta Cafés, Fundação PT e Frubis.
    – Fotografias da Caminhada em Lisboa 
    Fotografias da Caminhada em Faro
  • Encontro de Reflexão e Avaliação: “Perspetivas e Oportunidades de Integração Comunitária”
    Reflexão e o balanço conjunto (entre profissionais, familiares, pessoas com doença mental e comunidade em geral), acerca das várias atividades do projeto rI(Age) 2014, divulgando os principais resultados alcançados até à data da ação; Debate e comunicações acerca de exemplos de projetos comunitários de integração em Saúde Mental.
    O Encontro decorreu a 20 de novembro de 2014, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, e contou com a presença de 63 participantes.
    Decorreu, em simultâneo, na Sala Multiusos da Biblioteca, uma Exposição de Fotografias e o Visionamento de Vídeos, dos concursos desenvolvidos no âmbito do Projeto.
    Fotografias da ação 

 

Para consultar mais informações (e.g. documentos, fotografias) visite a página de Facebook do projeto: https://www.facebook.com/RI-Age-371386349651083/