2014 | Curso de Liderança em Saúde Mental Comunitária

O Curso de Liderança em Saúde Mental Comunitária decorreu entre 01/05/2014 e 31/12/2014, e foi desenvolvido e implementado pela FNERDM em parceria com as suas Associadas AEIPS, ARIA, CHPL, GAC, GIRA e Oportunidades APPASM. O projeto foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. 2014.

Este projeto destinou-se a dirigentes ou responsáveis associativos que desenvolvem a sua prática profissional no âmbito da Saúde Mental Comunitária, e teve como principal objetivo formar e capacitar os dirigentes/líderes associativos, no sentido de promover o desenvolvimento da capacidade de intervenção das associações que desenvolvem serviços e suportes para pessoas com doença mental.

O Curso, de carácter teórico-prático, teve a participação de 22 formandos, e totalizou uma carga horária de 24 horas formativas. Do total de horas, 18h de formação presencial, decorrida nos dias 11 e 12 de setembro, e 27 de outubro de 2014, no Centro Social Laura Alves, em Lisboa. Para além destes dias, desenvolveram-se nos dias 14 e 21 de outubro, duas sessões de tutoria à distância (6h).

O Curso apresentou o seguinte currículo formativo:
– Sessão formativa 1: Liderança Comunitária (3h);
– Sessão formativa 2: Gestão de pessoas e equipas em Saúde Mental (3h);
– Sessão formativa 3: Mediação e Gestão de Conflitos (3h);
– Sessão formativa 4: Planeamento e Avaliação de Programas e Projetos de Intervenção (3h);
– Tutoria à distância: Planeamento, preparação e apresentação de trabalhos de grupo (6h).

Fotografias da ação