O Agir é Incluir decorrido entre 01/01/2019 e 31/12/2019, foi um projeto desenvolvido pela FNERDM, em parceria com as suas Associadas A FARPA, AEIPS, ARIA, ASMAL, CHPL, CVP, GAC, GIRA, MetAlentejo, PERSONA e RECOMEÇO. Este projeto deu continuidade ao projeto rI(Age) implementado nos anos 2013, 2014 2015, 2016, 2017 e 2018, e foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., 2019.
Foi um projeto na área da Saúde Mental, com abrangência nacional, cujo principal objetivo é contribuir para a inclusão social de pessoas com DM, através da realização de diversas atividades que visavam sensibilizar a comunidade para as questões da saúde mental, afirmando-se como uma voz ativa na promoção da participação da comunidade em ações de direitos humanos, nomeadamente das pessoas com incapacidades, de combate ao estigma, discriminação e exclusão social, bem como a favor da valorização do indivíduo com experiência em DM.
O projeto envolveu as seguintes ações:
- Dinamização da página oficial do projeto no Facebook, do site da FNERDM e página de Linkedin da FNERDM
Divulgação e convite à participação nas iniciativas do projeto, campanhas e informações diversas e disponibilização de recursos (e.g. noticias, livros, leituras, legislações) sobre a área da saúde mental e direitos humanos.
– Pode consultar a página oficial do projeto em: https://www.facebook.com/profile.php?id=100066623346435
- Workshops Temáticos
Pretenderam promover em conjunto (entre profissionais, familiares, pessoas com doença mental e comunidade em geral), disseminar boas práticas e aumentar o nível de informação das comunidades e sensibilizar para inclusão. Participaram nesta iniciativa 122 pessoas.
Workshop I “Por uma Sexualidade Saudável e Promotora de Saúde Mental”, decorreu no dia 22 de novembro, no Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa, em Lisboa, e teve como tema “Por uma Sexualidade Saudável e Promotora de Saúde Mental”, envolvendo profissionais, familiares e pessoas com doença mental e comunidade em geral. Foi ainda apresentado e atribuído o vídeo vencedor do concurso “Pensar a Inclusão – 1 minuto pela Saúde Mental” bem como entregue o seu troféu.
Workshop II “Integração e Inclusão Comunitária”, decorreu no dia 6 de dezembro, no Auditório José Silvestre da Universidade do Algarve – Instituto Superior de Engenharia – Campus da Penha, em Faro e teve como tema “Integração e Inclusão Comunitária”, tendo ultrapassado o número máximo, esperado, de participantes, onde contou com a presença de profissionais da ária da reabilitação psicossocial de pessoas com doença mental, do departamento de psiquiatria do hospital do Algarve e pessoas com experiência em doença mental.
- Outdoor pela Saúde Mental
Atividade pretendeu sensibilizar a comunidade para as questões da saúde mental, afirmando-se como uma voz ativa na promoção da participação da comunidade em ações de direitos humanos nomeadamente das pessoas com incapacidades, de combate ao estigma, discriminação e exclusão social e a favor da valorização do indivíduo com experiência em doença mental. Foi realizado em quatro cidades de Portugal, Évora, Faro, Lisboa e Santarém, no dia 12 de outubro de 2019. A organização desta atividade contou com a participação de técnicos, utentes e seus familiares e parceiros da comunidade.
Participaram no Outdoor 722 pessoas.
O evento contou com apoios de: Porto de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Santarém, Câmara Municipal de Faro, Isla Santarém, Academia 100%, Pace.Makers Santarém, Rapid Fit&Well e UNClick.
– Pode consultar as fotografias do evento na página oficial do projeto em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.149951333021198&type=3https://www.facebook.com/pg/RI-Age-371386349651083/photos/?tab=album&album_id=1811715038951533
- Concurso “Pensar a Inclusão – 1 minuto pela Saúde Mental”
O Concurso teve por objetivo a apresentação de vídeos que transmitam uma imagem positiva da pessoa com experiência de doença mental, que sejam expressivas e/ou simbólicas da inclusão social. Pretendeu desafiar e sensibilizar toda comunidade a refletir sobre a temática do direito à inclusão, participação e cidadania das pessoas com problemas de doença mental, contribuindo para a valorização, cidadania, expressão de direitos e deveres enquanto cidadãos e seres humanos, diminuição do estigma e divulgação de uma imagem positiva das mesmas.
ATodos os vídeos enviados, até à data estabelecida, foram publicados na página do facebook do Projeto Agir é Incluir, onde decorreu a respetiva votação on-line.
Os cinco vídeos mais votados foram avaliados por um Júri composto por 3 elementos: um representante da direção da FNERDM, um representante de uma instituição na área da Doença Mental – GAC, e uma pessoa com experiência em Doença Mental.
Nesta ação estiveram envolvidas 1789 pessoas.
– Pode consultar 0s 14 vídeos a concurso na a página oficial do projeto em: https://www.facebook.com/profile.php?id=100066623346435