No âmbito do projeto “Vida Independente e Comunitária”, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. de 2024, a FNERDM realiza na próxima semana diversas ações sobre Vida Independente na Comunidade, na área específica da doença mental.
Estão previstas ações dirigidas a:
PROFISSIONAIS: Oportunidade de conhecer diferentes respostas habitacionais integradas na comunidade, no domínio da integração psicossocial de pessoas com experiência de doença mental. Visite as boas práticas no terreno!
Inscrição: https://forms.gle/KfMjjr3ge8EP3AEC8
26 NOV 10h00 | Apartamento Housing First e Residência de Suporte à Autonomia do Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa (Almada)
27 NOV 10h30 | Programa Casas Primeiro e Equipa de Apoio Domiciliário da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial (Lisboa)
28 NOV 14h30 | Residência de Treino de Autonomia da Associação de Reabilitação e Integração Ajuda (Restelo)
PESSOAS COM EXPERIÊNCIA DE DOENÇA MENTAL: Workshop dinamizado com base nos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, sobre conceitos e práticas para a Vida Independente na Comunidade.
Inscrição: https://forms.gle/u3XBybVgDQEa5pBa7
28 NOV 10h30 | Biblioteca dos Coruchéus, Alvalade-Lisboa (google maps)
FAMILIARES DE PESSOAS COM EXPERIÊNCIA DE DOENÇA MENTAL: Ação de sensibilização com objetivo de conhecimento de mecanismos, acesso a apoios individualizados e programas de suporte de vida autónoma na comunidade, destinados a pessoas com experiência de doença mental e seus cuidadores.
Inscrição: https://forms.gle/ywxwU2pqTfGeuCLE8
30 NOV 10h30 | Biblioteca dos Coruchéus, Alvalade-Lisboa (google maps)
*Inscrições gratuitas, mas limitadas. Seleção por ordem de receção da inscrição.*
Este projeto visa contribuir para a execução da ENIPD ao nível do Eixo 5 – “Promoção da Autonomia e Vida Independente”, através da implementação de um programa de sensibilização e formação, no sentido de promover o desenvolvimento de contextos promotores da autonomia, autorrepresentação e vida independente na área específica da doença mental.