Curso de Qualificação e Inclusão em Saúde Mental Comunitária – nível I | Inscrições Abertas

Estão abertas as inscrições para o Curso de Qualificação e Inclusão em Saúde Mental Comunitária – nível I sob o tema “Abordagens à Empregabilidade em Saúde Mental”, que decorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2018, no Fórum Picoas, em Lisboa.

O Curso é um projeto na área da Saúde Mental, desenvolvido e dinamizado pela FNERDM, em parceria com as Associadas A FARPA, AEIPS, ARIA, ASMAL, CHPL, CVP, GAC, PERSONA e MetAlentejo, é um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. de 2018e conta com o apoio da Fundação Portugal Telecom.

Destina-se a dirigentes e técincos associativos que trabalhem em instituições do 3.º setor na área da Saúde Mental Comunitária, familiares e utentes com experiência em doença mental.

No âmbito dos seus objetivos, este Curso pretende ser um contributo para:
• Aumentar o nível de conhecimentos relacionamentos com as temáticas a empregabilidade em Saúde Mental que por sua vez potenciarão a inclusão e integração das pessoas com DM e/ou outras incapacidades no mercado de trabalho;
• Promover a inclusão e integração social e aumento da capacidade económica das pessoas com DM e/ou incapacidades, tendo em vista o acesso à formação e emprego, com base em teorias e práticas contemporâneas em SM comunitária;
• Melhorar a capacidade de intervenção das associações que prestam serviços para pessoas com DM e/ou incapacidades;
• Promover colaborações interinstitucionais mais sólidas e continuadas, e favorecer melhorias conjuntas ao nível da inclusão e integração de pessoas com DM e/ou incapacidades;
• Fortalecer o estatuto social da comunidade para a promoção dos direitos humanos das pessoas com incapacidades.

O Curso, de carácter teórico-prático, tem uma carga horária total de 18 horas presenciais e desenvolver-se-á no âmbito de 4 sessões formativas:

  • Sessão formativa 1: “Medidas de Formação e Emprego” (6h);
  • Sessão formativa 2: “Promoção do Empowerment e Recovery” (6h);
  • Sessão formativa 3: “Promoção dos Direitos Humanos” (3h);
  • Sessão formativa 4: “Grupos de Ajuda Mútua e Auto-representação” (3h).

A inscrição para o Curso é obrigatória, e realiza-se entre 23 de julho e 03 de setembro de 2018, através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível em: https://goo.gl/forms/OeGcJCLMIKjcFQFE3 

Estão disponíveis 16 vagas!

As inscrições são gratuitas para as Entidades Parceiras do projeto, e têm um custo de 15€ para as Entidades Associadas e de 30€ para Entidades não Associadas e/ou outros.

A inscrição é válida para todos os dias do curso, pelo que os interessados deverão garantir a sua disponibilidade para estar presentes nos dias 19, 20 e 21 de setembro, para efeitos de certificação.

Após preenchimento do formulário de inscrição, a FNERDM confirmará a inscrição através de email, no dia 04 se setembro de 2018.

O pagamento da formação é realizado só após a confirmação da inscrição e indicação por parte da FNERDM.

Consulte o Regulamento do Curso, disponível em versão PDF – Regulamento

Para mais esclarecimentos ou informações pode contactar-nos através do e-mail: geral@fnerdm.pt ou através do contacto telefónico 939 564 509.

 

Acompanhe-nos também pelo Facebook:
https://www.facebook.com/Fnerdm

 

Comments are closed.