Curso de Liderança em Saúde Mental Comunitária

Curso de Liderança em Saúde Mental Comunitária (Mobile)Estão abertas as inscrições para o Curso de Liderança em Saúde Mental Comunitária, que decorrerá nos próximos dias 11 e 12 de Setembro, e 14, 21 e 27 de Outubro de 2014.

Este Curso é organizado pela FNERDM em colaboração com as Associadas AEIPS, ARIA, ASMAL, CHPL, GAC, GIRA e Oportunidades APPASM, e conta com o cofinanciamento do INR- Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., através do Programa de Financiamento a Projetos de 2014.

O curso é destinado a dirigentes ou coordenadores associativos que desenvolvam a sua prática profissional no âmbito da Saúde Mental e tem como principais objetivos:

  • Congregar num contexto formativo teórico-prático, os dirigentes e técnicos associativos na área da Saúde Mental a nível nacional para promover o desenvolvimento da capacidade de intervenção das associações que desenvolvem serviços e suportes para pessoas com experiência em doença mental;
  • Promover o desenvolvimento das capacidades de liderança colaborativa nas organizações na área da Saúde Mental;
  • Consolidar e aprofundar conhecimentos sobre a Saúde Mental Comunitária e integração social de pessoas com experiência de doença mental e os seus familiares;
  • Fortalecer o estatuto social dos dirigentes e técnicos associativos enquanto interlocutores par a promoção dos direitos humanos das pessoas com experiência de doença mental;
  • Estabelecer parcerias e colaborações inter-institucionais mais sólidas e continuadas, no sentido de promover melhorias conjuntas ao nível das práticas na prestação de serviços em Saúde Mental Comunitária.

Este curso, de carácter teórico-prático, tem uma carga horária total de 24 horas, sendo que 18 horas são presenciais e decorrem ao longo de 3 dias, e 6 horas são de tutoria e decorrem em 2 dias, por videoconferência ou contacto telefónico. Desta forma:

  • Nos dias 11 e 12 de Setembro e 27 de Outubro, decorrerá na sala de formação do Centro Social Laura Alves, situado na Calçada do Moinho de Vento, Nº 1, 1169-114 Lisboa;
  • Nos dias 14 e 21 de Outubro, decorrerá via videoconferência ou chamada telefónica, sendo posteriormente definido entre os formandos e os tutores.

O Curso desenvolver-se-à no âmbito de 4 módulos teóricos:

  • Módulo 1- Liderança Comunitária, Fátima Monteiro (AEIPS, ISPA-IU);
  • Módulo 2- Mediação e Gestão de Conflitos, Raquel Cardoso (AMCV);
  • Módulo 3- Gestão de Pessoas e Equipas em Saúde Mental, Teresa Ribeiro (ARIA);
  • Módulo 4 – Planeamento e Avaliação de Programas e Projetos de Intervenção, Paulo Teixeira (Logframe).

As inscrições são gratuitas, e devem ser formalizadas para o e-mail geral@fnerdm.pt,  a partir do dia 16 de Julho até ao dia 5 de Setembro, através do preenchimento da respetiva ficha de inscrição, em formato Word editável, disponível AQUI

A inscrição é válida para todos os dias do curso, pelo que os interessados deverão certificar-se que têm disponibilidade para estar presentes nos dias 11 e 12 de Setembro e 27 de Outubro. Existem apenas 20 vagas para inscrição no curso.

Informamos que durante os dias serão fornecidos coffee-breaks, mas não os almoços.

Pode consultar ou descarregar o programa AQUI

Para mais esclarecimentos ou informações pode contactar-nos através do e-mail geral@fnerdm.pt ou através do contacto telefónico 939564509.

Comments are closed.