O Projeto Capacitar para a Inclusão em Saúde Mental

decorrido entre 01/01/2022 e 31/12/2022, foi um projeto de abrangência nacional, desenvolvido pela FNERDM em parceria com as suas Associadas AEIPS, A FARPA, ANARP, CHPL, CVP, GAC, METALENTEJO, PERSONA e RECOMEÇO, e cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2022.

Este projeto consistiu no desenvolvimento de uma formação de capacitação para a inclusão em Saúde Mental, junto de diversas entidades e visou promover o desenvolvimento e reforço de competências de recursos humanos de organismos públicos e entidades privadas acerca de aspetos ligados ao Recovery na Doença Mental, uma vez que, reconhecidamente, o fraco conhecimento e entendimento desta população, tende a limitar a inclusão das pessoas com experiência de doença mental (PEDM).

Teve como principal objetivo ser um contributo à integração e exercício dos direitos das pessoas com doença mental na comunidade, favorecendo o acesso a serviços e medidas sociais e a sua inclusão social.

Para alcançar este objetivo foram realizadas 5 ações de capacitação em Saúde Mental e a elaboração de um Guia/ Manual de Capacitação para a Inclusão em Saúde Mental.

As ações de sensibilização/formações, decorreram presencialmente e em formato online, com apoio de plataforma Zoom, cada uma com uma carga horária de três horas. Participaram nestas ações três entidades, Instituto da Segurança Social, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Polícia de Segurança Pública, com participantes com grande diversidade de ação em diferentes domínios (ação social, emprego, segurança, educação, habitação) e de todo o território nacional. Estas ações incluíram diversos testemunhos de PEDM, cujo contacto direto permitiu a partilha de experiências pessoais, problemáticas reais vividas pelos próprios e expectativas para as suas vidas.

Fotogaleria: Instituto da Segurança Social, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Polícia de Segurança Pública

No total participaram nas ações de capacitação para a inclusão em Saúde Mental 214 pessoas.

 

Foi ainda elaborado um Guia/ Manual de Capacitação para a Inclusão em Saúde Mental destinado a técnicos de instituições do 3.º sector na área da Saúde Mental Comunitária, para uma replicação descentralizada destas ações de capacitação junto de organismos públicos e entidades privadas locais. Este Manual está centrado na ideia de movimento cívico e de defesa dos direitos, liberdades e garantias das PEDM e de promoção da mudança social.

Este projeto contou com a colaboração de formadores/investigadores e entidades de referência em projetos de inclusão e promoção do Advocacy no nosso país, e com testemunhos de representantes da Plataforma Nacional das Pessoas com Experiência de Doença Mental.