Agir é Incluir
Decorreu entre 01/04/2020 e 31/12/2020, foi um projeto desenvolvido pela FNERDM, em parceria com as suas Associadas A FARPA, AEIPS, ANARP, ARIA, ASMAL, CHPL, CVP, GAC, GIRA, Recomeço e RUMO, e foi cofinanciado pelo no âmbito do Programa de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. 2020.
Foi um projeto na área da Saúde Mental, com abrangência nacional, cujo principal objetivo foi contribuir para a inclusão social de pessoas com DM, através da realização de diversas ações que visam sensibilizar a comunidade para as questões da saúde mental, afirmando-se como uma voz ativa na promoção da participação da comunidade em ações de direitos humanos nomeadamente das pessoas com incapacidades, de combate ao estigma, discriminação e exclusão social e a favor da valorização do indivíduo com experiência em DM.
O projeto envolveu as seguintes ações:
– Dinamização da página oficial do Projeto Agir é Incluir no Facebook, site da FNERDM e Linkedin da FNERDM
Divulgação de iniciativas, campanhas e informações diversas e disponibilização de recursos, sobre a área da Saúde Mental. Nesta ação estiveram envolvidas 1.080 pessoas (seguidores da página do projeto Agir é Incluir no Facebook) e 3.524 pessoas (seguidores da página de Linkedin da FNERDM);
– Webinares Temáticos
Pretenderam promover em conjunto (entre profissionais, familiares, pessoas com doença mental e comunidade em geral), disseminar boas práticas e aumentar o nível de informação das comunidades e sensibilizar para inclusão.
Webinar#1 “Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Participação Social”, decorreu a 28 de outubro de 2020, via Microsoft Teams, e pretendeu ser um momento de reflexão conjunta com o objetivo de lançar a discussão acerca dos Direitos das Pessoas com experiência em doença mental. Contou com a participação de 201 pessoas e 5 oradores.
Webinar#2 “Saúde Mental e Vida Inclusiva na Comunidade”, decorreu a 26 de novembro de 2020, via Microsoft Teams, e pretendeu ser um momento de reflexão conjunta acerca dos desafios atuais no desenvolvimento de respostas sociais de saúde mental: os modelos e as políticas orientadas para a comunidade e o envolvimento e participação de utilizadores e familiares nos programas de suporte, e sobre o papel que as entidades e a FNERDM poderão desempenhar nesse contexto. Contou com a participação de 236 pessoas e 3 oradores.
No total a ação contou com a participação de 445 pessoas;
– Outdoor pela Saúde Mental
A ação foi dinamizada entre o dia 5 e o dia 10 de outubro de 2020 – Dia Mundial da Saúde Mental. Esta iniciativa consistiu na realização de caminhadas na comunidade utilizando a t-shirt oficial do evento, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para as questões da saúde mental, afirmando-se como uma voz ativa na promoção da participação da comunidade em ações de direitos humanos nomeadamente das pessoas com incapacidades, de combate ao estigma, discriminação e exclusão social das pessoas com experiência em Doença Mental (PEDM). Participaram no Outdoor 991 pessoas.
Fotografias em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.149951333021198&type=3
– Concurso Selo distintivo de “Boas Práticas FNERDM”
Esta iniciativa visou a eleição de um selo com vista integrar a comunicação da FNERDM e destina-se a distinguir e instituições que, no âmbito da sua atividade, comprovadamente promovam a boas práticas tendo por base da sua atuação padrões de intervenção assentes no modelo de reabilitação psicossocial, focado na desinstitucionalização e/ou inclusão social das pessoas com doença mental. positiva das mesmas. Este concurso foi aberto a toda a comunidade e foi totalmente dinamizado na página de Facebook do Projeto Agir é Incluir. Foram a votação 24 selos sendo que nesta ação envolveram-se diretamente 742 pessoas (participantes, júri e participantes votantes).
Conheça os selos a concurso https://www.facebook.com/media/set/?set=a.406681964014799&type=3